Meu comprometimento:
Conheça um pouco sobre a história e a inspiração por trás da FluentDev!
Entenda como minha paixão por ciência me levou à criação deste curso especializante!
Gustavo Barros
Eu tive um início bem precoce: sou professor desde os meus 14 anos de idade. Comecei justamente na área de tecnologia, quando fiz um estágio na Microcamp. Ali não era um professor contratado, mas foi onde pude ter certeza pela minha paixão por dar aulas.
Com 18 anos, comecei a trabalhar na Wise Up, já como professor de inglês. Quando comecei, tive contato com todas faixas etárias e já logo pude acompanhar o progresso de pessoas com capacidades, dificuldades e disponibilidades muito diferentes entre si.
Aprendendo a moldar meus estilos de ensino, procurei ir além do padrão didático e me dediquei ao estudo de neurolinguística, sobretudo ao processo de aquisição de uma língua.
Não demorou muito pra ficar claro o quanto essa abordagem mudou o cenário. Cada pessoa tem seu tempo diferente e sua dificuldade diferente, mas esses não são difíceis de identificar.
Ao identificarmos as vertentes que precisamos de mais ajuda, com o acompanhamento certo, tudo fica mais fácil. Cientificamente falando, a melhor forma de se estudar é com um estudo estimulante e não trabalhoso!
Posso falar por experiência e não só como professor. Sou autodidata e esta é exatamente a forma como aprendi inglês. E assim como eu, já escutei a história de muitos outros autodidatas que passaram pelo mesmo processo de aquisição de línguas.
Aprendi inglês quando ainda era criança. Na época eu não fazia ideia de tudo que falam até hoje sobre aprender uma segunda língua: que seria importante pro meu futuro; um diferencial no mercado de trabalho; e todo o resto que estou certo de que todos já escutamos ao longo da vida.
Mas lá com meus 9, 10 anos, eu não pensava em nada disso. Numa época onde internet não era nem de perto o que é hoje, eu queria ver e escutar coisas que não tinham tradução ou que demorariam muito para ter. Além de assistir a muitas séries de comédia, onde a legenda não mostrava nada engraçado, mas mesmo assim ainda escutava aquelas risadas de fundo. Felizmente já não usam mais essas risadas, mas foram elas que me mostraram o mundo de coisas que eu estava perdendo por não entender a língua que estava sendo falada. E foi assim, me divertindo ao me expor a este recém descoberto mundo, que até completar 11 anos já tinha me tornado fluente, sem o conhecimento de ninguém.
Obviamente nem todos têm a facilidade que tenho com línguas, a área que sempre tive prazer em estudar. Mas através do método científico e uma dinâmica animada, essa tarefa que parece ser árdua para alguns pode se tornar bem mais clara, tranquila e muito mais rápida.
“Education is not the learning of facts, but the training of the mind to think.” – Albert Einstein
Com esta frase de Albert Einstein, podemos resumir o objetivo da FluentDev. Posso falar com assertividade, por experiência própria: ser um entrevistador e escutar respostas prontas e decoradas não somente não impressiona, como reduz o candidato no processo. Portanto, nosso objetivo será sempre ajudá-los a compreender o cenário que estão inseridos e como – calma e tranquilamente – podem se preparar e impressionar!
Uma vez que entender a mentalidade de um entrevistador, não terá dúvidas sobre como ir preparado para uma entrevista. E depois de todo treinamento, será capaz de fazê-lo sem o nervosismo entrar em seu caminho.
“All our dreams can come true, if we have the courage to pursue them.” – Walt Disney
E com esse “quote” de Walt Disney, acredito deixar clara a mensagem que gostaria de passar.
Durante a pandemia entrei em contato com o mundo da programação. Sempre tive interesse em tecnologia, tanto que meu primeiro trabalho já foi na área. Mas não esperava que fosse me encontrar tanto.
Para a surpresa de ninguém, acredito, não demorou muito para que, ao longo de meus estudos, eu percebesse a potencialidade do trabalho remoto. Sobretudo internacionalmente. E ao identificar todo este potencial, comecei a perceber a movimentação dos programadores a respeito e também o maior empecilho para tomar vantagem deste incrível cenário: a insegurança com entrevistas em inglês. Com isto, tomei a iniciativa de ajudar desenvolvedores neste caminho, e depois de todos os estudos e preparações, com MUITO ORGULHO, venho apresentar a culminação de todo meu empenho e dedicação: a FluentDev!
Fico muito feliz pelo interesse em meu trabalho, e fico ansioso para fazer parte de sua história também e poder escutar que mais uma vida foi mudada através da força de vontade, ciência e sobretudo diversão.

